fábrica–escola de humanidades
“joão filgueiras lima”

ensino médio com metodologia de projetos

A Fábrica–Escola de Humanidades – FAEH – é um programa docente de ensino básico da Escola da Cidade, associação de ensino de arquitetura e urbanismo ativa há 20 anos no centro da cidade de São Paulo, Brasil. Conjugando as experiências do ensino superior e básico, a FAEH e a Escola da Cidade atuam na inovação pedagógica por meio da criação de relações entre arquitetura, história, cultura, território e cidadania, reinterpretando diferentes formas de ocupação do espaço.

O compartilhamento de espaços e experiências entre jovens do ensino básico e graduandos monta também parte do projeto pedagógico da fábrica–escola. Isso porque a Escola da Cidade e a Fábrica–Escola compartilham não só o mesmo prédio, salas de aula e estúdios de projeto, como diversas atividades das instituições.

sistema FALEM

Na fábrica–escola não há aulas separadas em matérias e saberes particularizados. Ao contrário disso, professores de diversas disciplinas se misturam para orientar os projetos em cinco eixos, cada um com sua produção específica: Filosofia, Artes, Literatura, Ecologia e Música – FALEM. Cada uma dessas composições tem um tema que norteia seus projetos, se recombinando a cada sequência do curso.

ensino baseado em projetos

Na Fábrica–Escola, há uma centralidade do ensino na ideia arquitetônica de projeto: um desenho para o futuro sempre refeito a cada momento de sua execução. O programa docente da fábrica–escola se dá assim por meio do ensino baseado na relação indissociável entre o fazer e o pensar. Realizando projetos, os alunos se deparam com desafios técnicos e conceituais de design e partido, implicando os conhecimentos estudados na resolução de problemas práticos e conceituais que espelham nosso mundo. Assim, o ensino por projeto convida os estudantes a expandir fronteiras e inovar práticas para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Rua General Jardim, 65
Vila Buarque [metrô República]